terça-feira, 1 de março de 2011

Elementos básicos da Comunicação Visual

Tudo o que observamos se resume a um conjunto de elementos visuais básicos, designados elementos da comunicação visual. Segundo Donis e outros autores, estes componentes (num total de 9) são os seguintes: o ponto, a linha, a forma, o tom, a direcção, a textura, a escala, a dimensão e o movimento.
Ponto: constitui a unidade mais simples e irredutivelmente mínima. Um conjunto de pontos estrategicamente colocados tem a capacidade de dirigir o olhar: deste modo, em grande número têm a particularidade de criar diversos tipos de ilusões (tom, cor, entre outros).


Linha: constituída por uma cadeia de pontos, sendo os mesmos indistinguíveis individualmente – é criada uma sensação de direcção. Nas artes visuais a linha tem um papel mutável, nunca é estática (designado inclusivamente “elemento inquieto”).

Forma: o que a linha descreve. Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo equilátero. Estas três formas expressam três direcções visuais distintas: o quadrado revela a direcção horizontal e vertical, o triângulo a diagonal e o círculo a curva.  

Cor: é um fenómeno óptico. A sua percepção é conseguida devido à acção de um feixe de fotões que atinge as células da retina. A informação é seguidamente pré-processada no nervo óptico, sendo transmitida para o sistema nervoso. 

Textura: elemento visual inteiramente relacionado com um dos 5 sentidos: o tacto.

Escala: Relação de dimensões entre duas ou mais formas.

Dimensão: existente no mundo real e dependente da ilusão.


Movimento: aplicado com a finalidade de atribuir ênfase a elementos estáticos.

Direcção:


Tom:


Bibliografia consultada:
DONDIS, Donis A. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991, pp. 51-83.

Sem comentários:

Enviar um comentário