quarta-feira, 16 de março de 2011

Pesquisa no âmbito da proposta de trabalho - Noção de Cor

Uma vez que da primeira proposta de trabalho irá constar a noção de cor, o post seguinte terá como objectivo o esclarecimento deste conceito para que, numa fase seguinte, seja possível estabelecer uma relação entre o elemento cor e a sua psicologia/significado.

"The color of the object illuminated partakes of the color of that which illuminates it"
Leonardo da Vinci

A Teoria da Cor (primeiramente introduzida por Aristóteles) engloba uma multiplicidade de definições e conceitos, mas também diferentes aplicações ao nível de design.
A cor é o resultado da emissão de luz por uma fonte luminosa, através de ondas eletromagnéticas que se encontram, no espectro, na zona que é visível para o olho humano. Deste modo, podemos afirmar seguramente que a existência de cor não é, de certo modo, um fenómeno físico, pois uma mesmo comprimento de onda é percebido de modo diferente por indivíduos diferentes. Em suma, a cor pode ser universalmente caracterizada como um fenómeno não só individual como subjectivo.


"The color wheel" - A roda das cores:


A roda das cores representa logicamente a evolução das cores e a relação que estabelecem entre elas.
Representa, assim, uma ilustração abstracta mas organizada de cores dispostas num círculo - as cores ilustradas neste padrão são não só primárias, como também secundárias ou complementares.



 Noção de Cores Primárias:

 Vermelho, amarelo e azul. Constituídas por um número mínimo de pigmentos a partir do quais é possível a obtenção das restantes cores. A sigla que as representa é a RYB.

Como foi já referido em posts anteriores, da proposta de trabalho 1 fará parte uma cor primária, o amarelo e uma cor secundária, o verde.
Além destas, serão utilizadas o bordeaux, o prateado, e as duas cores neutras: o branco e o preto.
A uma cor está inevitavelmente associado um significado, a designada psicologia da cor. Esta será analisada devidamente quando tanto a composição visual quadrangular como a circular estiverem terminadas, pelo que estará presente na memória descritiva do trabalho. Deste modo, será possível justificar o porquê do uso de distintas cores e tonalidades.






"Colors, like features, follow the changes of the emotions"

Pablo Picasso

Bibliografia Consultada:
FARINA, Modesto; Psicodinâmica das Cores em Comunicação, Editora Edgard Blucher

Sem comentários:

Enviar um comentário