domingo, 1 de maio de 2011

Cor & Identidade - Proposta 3 - Parte 1



A primeira imagem representa, visivelmente, a riqueza e o luxo, sendo estes representados pelos tons dourados e luzentes, símbolos óbvios de exuberância: enquanto fotografia de cartaz publicitário, são estas as percepções que se pretende que o cliente relacione com a marca/produto. Os diamantes e as jóias simbolizam, da mesma forma, elegância e formosura. Desde sempre o ouro representa um determinado estatuto de riqueza, tanto que o facto de os túmulos egípcios serem forrados a dourado era um indicativo da alta posição social ocupada em vida pela pessoa.

A segunda imagem não representa, de forma tão intensa, a noção de riqueza. Com a retirada dos tons dourados, a fotografia perdeu totalmente o significado inicial, permitindo concluir que a cor desempenhava no cartaz publicitário um papel fulcral. Após alteração da cor, a imagem passou a ser símbolo de mistério, do desconhecido, não sendo mais associado ao luxo graças à presença da cor púrpura. As jóias aparentam ter perdido o seu brilho, parecendo agora saídas de um tesouro escondido algures.



Como podemos concluir com a observação da primeira imagem, esta tem puramente um fim ecológico, pretendendo alertar para o abate de árvores na Amazónia, causado principalmente pela indústria do papel. Assim, é visível a redução gradual da cor verde (símbolo da Natureza) à medida que o papel vai sendo gasto, o que terá consequências gravíssimas no "pulmão do mundo".

No segundo caso, a simbologia da cor desapareceu totalmente. A cor vermelha, representativa de sangue e sofrimento, passa a dominar toda a composição visual. A imagem equipara-se a um “escorrer” de sangue, sendo deixada de parte a ideia ecologista inicial.



A primeira imagem constitui uma publicidade à série televisiva Dexter, em que o protagonista do mesmo nome é um camuflado assassino em série. Deste modo, torna-se óbvio que a cor vermelha representa sangue, homicídio, sofrimento e sadismo.

No entanto, alterando a cor principal e que atribui total significado ao anúncio, passamos a ter uma imagem que transpõe na totalidade a ideia de água e de frescura, assemelhando-se a uma publicidade de uma bebida ou de tinta. Na última imagem, a ideia é semelhante, sendo, desta vez, a cor verde representativa de Natureza.



A primeira imagem, da capa “The other side of the moon” dos Pink Floyd, representa o conhecido fenómeno da difracção da luz, em que um feixe de luz branca, quando em contacto com uma superfície, se decompõe nas cores que o constituem (cores do arco-íris). Na foto a preto e branco, o fenómeno não é, de todo, representado, uma vez que se verifica a ausência de cor a todos os níveis na composição visual. Assim, a imagem limita-se a ilustrar uma sequência sem qualquer significado de tons cinza.

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